O vocabulário é a base para uma alfabetização competente. Pesquisas internacionais mostram que o vocabulário das crianças aos 2 anos, é fator preditivo de desempenho escolar. Sendo assim, precisamos estar atentos para a aquisição e desenvolvimento do vocabulário de nossas crianças.
Vocabulário receptivo – O vocabulário receptivo equivale à habilidade de compreender itens lexicais, quer do sistema linguístico primário ou secundário. Itens do sistema linguístico primário equivalem a palavras faladas ou sinais emitidos. Itens do sistema linguístico secundário equivalem a palavras escritas ou sinais escritos. Quanto maior o vocabulário receptivo, maior a habilidade do receptor em compreender a linguagem, seja falada, escrita ou de sinais (Capovilla, Negrão, & Damazio, 2011).
A criança desenvolve o vocabulário receptivo ouvindo as pessoas conversando com ela, e ao redor dela, desde o nascimento. Quanto maior o vocabulário receptivo, maior a habilidade da criança em compreender a linguagem, seja falada, escrita ou de sinais. Baixo vocabulário receptivo é fator de risco para baixo rendimento escolar.
Vocabulário Expressivo – O vocabulário expressivo equivale à habilidade de produzir itens lexicais, quer do sistema linguístico primário ou secundário. Itens do sistema linguístico primário equivalem a palavras faladas ou sinais emitidos. Itens do sistema linguístico secundário equivalem a palavras escritas ou sinais escritos (Capovilla, Negrão, & Damazio, 2011). Quanto maior o vocabulário expressivo, maior a habilidade do emissor em produzir a linguagem, seja falada, escrita ou de sinais.
O vocabulário expressivo pode ser medido pelo número de palavras que a criança é capaz de pronunciar. Assim, a avaliação é possível a partir do momento que a criança começa a falar.
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