Dra. Miriam Damazio
Currículo
Pedagoga, Mestre e doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP)
Pesquisadora do Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
Área de Pesquisa: Desenvolvimento de Linguagem; aquisição e desenvolvimento dos vocabulários receptivo e expressivo; avaliação dos vocabulários receptivo e expressivo em crianças a partir dos 18 meses a 6 anos de idade. Avaliação e intervenção em transtornos de aprendizagem.
Formação em Neurociência da Educação, pelo Child Behavior Institute of Miami
Especialista em desenvolvimento infantil e educação escolar
Experiência na área de Educação, com ênfase no Ciclo I da Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, consciência fonológica, rota fonológica e método fônico.
Coautora do livro “Teste de Vocabulário Auditivo e Teste de Vocabulário Expressivo” (Fernando C. Capovilla, Valéria B. Negrão, Miriam Damazio)
Prêmio Special Tribute 2020, do Projeto Erasmus+, CAP SUR L’ÉCOLE INCLUSIVE EN EUROPE, que reconhece as Boas Práticas para a Humanidade.
UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA
Trabalhei como Professora de Educação Básica – Ciclo I (PEBI), por 28 anos. Passei por todas as dificuldades pelas quais passam meus colegas: salas com 35 alunos, e muitos deles com enormes dificuldades de aprendizagem.
Durante todo o tempo procurei fazer o meu melhor para as crianças. Amava todas elas, e queria vê-las brilhando! Mas apesar de todo meu empenho, percebia que algo estava faltando. E tinha muitas dúvidas. “Por que alguns alunos não conseguem acompanhar o que estou ensinando? Por que alguns alunos não conseguem ser aprovados ao final do ano? Por que os alunos que saem lendo do primeiro ano, chegam ao quarto ano sem saber ler? Como resolver os problemas de leitura e escrita que eles apresentam? E como evitar esses problemas?” Como trabalhar de maneira adequada, para incluir todas as crianças?
Encontrei as respostas quando cheguei ao Instituto de Psicologia da USP (IPUSP), precisamente no Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental, chefiado pelo prof. Dr. Fernando C. Capovilla. Lá conheci a Neuropsicologia Cognitiva. Fiz Mestrado e Doutorado. Estudei. Aprendi.
Agora, fundei a NeuroEstudos Educação e Aprendizagem, com o objetivo de compartilhar o que aprendi; oferecer, aos estudantes e profissionais da educação, e familiares, conhecimento atualizado, e práticas baseadas na Neuropsicologia Cognitiva, com o objetivo de alcançarmos uma educação de qualidade.