Neuroplasticidade (também conhecida como plasticidade neural) refere-se à capacidade do sistema nervoso de sofrer modificações e adaptações quando exposto a novas experiências. É a capacidade do cérebro de desenvolver novas conexões sinápticas entre os neurônios a partir de novas experiências.
A plasticidade neural é natural e essencial para o aprendizado, para o desenvolvimento das funções neuropsicológicas e motoras do indivíduo.
A plasticidade é maior durante os períodos iniciais de vida e diminui gradativamente ao longo dos anos, porém, ela não se extingue. Por mais que diminua, o potencial de modificação neuronal conferido pela plasticidade permanece na vida adulta.
Períodos críticos (ou janelas de oportunidade) são fases de desenvolvimento, nas quais alguns sistemas neurais estão mais suscetíveis à plasticidade. É o período em que há aumento da potencialidade de desenvolvimento para novos aprendizados.
Ambientes enriquecidos podem prolongar o período de maior plasticidade. Por outro lado, sem ativação neural, o sistema fica em um estado de espera com desenvolvimento inadequado.
Assista ao vídeo sobre Plasticidade Neural, ou Neuroplasticidade, no YouTube.
Próximo: Neuroplasticidade e aprendizagem
Leia também sobre
Vocabulário Receptivo e Vocabulário Expressivo