A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002.
Essa também é a definição usada pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD).
Não está associada a um baixo nível intelectual; pelo contrário, um disléxico pode revelar padrões acima da média, para a sua faixa etária, noutras áreas que não a leitura.
Quando identificada e tratada desde cedo, é possível dar ao disléxico, condições de criar estratégias para lidar com esta dificuldade, superando alguns obstáculos e minimizando suas consequências.
A identificação precoce e tratamento precoce são fundamentais, para aproveitamento da plasticidade neural da criança.
A dislexia é de natureza hereditária, e já pode ser identificada na Educação Infantil.