Mutismo Seletivo

O que é o Mutismo Seletivo?

O mutismo seletivo é um transtorno de ansiedade caracterizado pela incapacidade de uma pessoa de falar em determinados ambientes sociais, como na escola, no trabalho ou na comunidade. Pessoas com SM normalmente são capazes de falar confortavelmente e se comunicar bem em outros ambientes, como em casa com a família.

Apesar de as crianças com Mutismo Seletivo terem capacidades de linguagem satisfatórias, não iniciam o discurso ou não respondem quando outras pessoas falam com elas.

Imagem livre: Pexels

Traços comportamentais

  • Timidez excessiva em ambientes sociais não familiares,
  • Preocupações com evitamento social,
  • Medo do embaraço em situações sociais,
  • Isolamento e retraimento sociais,
  • Baixa autoestima,
  • Negativismo,
  • Traços compulsivos,
  • Birras ou comportamentos de oposição ligeiros.

O Mutismo Seletivo é um problema que envolve principalmente crianças em idade escolar, comprometendo os seus desempenhos no contexto escolar e a comunicação em contexto social.

As crianças com Mutismo Seletivo recusam frequentemente falar na escola, o que interfere negativamente no seu rendimento académico, uma vez que os professores têm dificuldade em avaliar as suas capacidades (ex. de leitura).

Além disso, com frequência, não conseguem comunicar aos professores as suas necessidades escolares e pessoais (ex. quando não compreendem um trabalho escolar, não pedir para usar o banheiro).

Sinais e Sintomas de Mutismo Seletivo

Para além da recusa em falar em determinadas situações sociais, as crianças com Mutismo Seletivo:

• Apresentam dificuldade em manter contato visual.
• Ausência de sorriso perante pessoas desconhecidas ou permanecem com expressões vazias.
• Movimentam-se de forma rígida.
• Dificuldade em concretizar interações sociais (ex. saudações, despedidas ou agradecimentos).
• Sensibilidade ao ruído e a locais com muitas pessoas.
• Apresentam dificuldade em falar sobre si ou em expressar sentimentos.

Como posso ajudar o meu filho/a com Mutismo Seletivo?

Algumas estratégias que os pais de crianças com Mutismo Seletivo poderão implementar:

• Não forçar a criança a falar.
• Elaborar formas alternativas de comunicação através de símbolos, gestos ou escrita.
• Evitar que a criança seja o centro das atenções.
• Identificar a compatibilidade com algum amigo para jogar e brincar com a criança dentro e fora de casa.
• Favorecer a prática de atividades desportivas que permitam a interação social e o aliviar de algumas tensões.
• Responsabilizar a criança por pequenas rotinas domésticas que estimulem competências de autonomia e de interação verbal e não-verbal (ir à padaria, por exemplo).
• Reforçar a criança sempre que houver um aumento no seu comportamento verbal, não esquecendo que o tipo de reforço deve ser direcionado às preferências da criança (elogios, abraços, passeios, etc.).

Como posso ajudar o meu aluno/a com Mutismo Seletivo?

Os professores devem desenvolver um conjunto de estratégias ajustadas às necessidades de cada criança com Mutismo Seletivo.

• Permitir que a criança se comunique não-verbalmente, e gradualmente ir solicitando um aumento da comunicação oral.
• Reforçar positivamente todas as interações sociais, orais ou não, com reforços que sejam significativos para a criança.
• Pedir a colaboração dos colegas para que ajudem a criança com Mutismo Seletivo a sentir-se feliz e aceita no grupo, evitando situações de insulto, intimidação ou chacota à criança.
• Responsabilizar a criança por pequenas tarefas que promovam competências de autonomia e de organização e gestão de sala-de-aula (ex. distribuir materiais, recolher trabalhos de casa)
• Não tornar a criança o centro das atenções, visto que tal aumenta a sua ansiedade.
• Criar atividades que impliquem o contato físico.
• Dispor a sala em grupos e desenvolver atividades em pequenos grupos.
• Desenvolver atividades e jogos de preparação da fala, que inicialmente não requeiram uma interação verbal (produção de sons corporais através da boca, das mãos e dos pés).
• Desenvolver atividades e jogos de movimento e comunicação (mímica, imitação, adivinhas).

O diagnóstico precoce é sempre o mais aconselhável, devendo ser realizado por uma equipe multidisciplinar que permitirá elaborar o perfil da criança e implementar processos de modificação comportamental.

Referências

1. Dr. Sérgio Filipe Pereira – Psicólogo, Terapeuta da Fala e Terapeuta Ocupacional Psicólogo na Clínica do Instituto de Apoio e Desenvolvimento – ITAD, em Lisboa, Portugal.

2. Selective Mutism Association – SMA

Anterior: Transtorno de ansiedade social

Próximo: Transtorno de ansiedade generalizada