Discalculia

Discalculia é uma deficiência matemática em que uma pessoa tem dificuldade incomum em resolver problemas aritméticos e compreender conceitos matemáticos.

As pessoas não superam a discalculia. Crianças que têm dificuldade com matemática podem continuar tendo dificuldades até a idade adulta. Mas existem estratégias que podem ajudá-las a melhorar suas habilidades matemáticas e gerenciar os desafios.

A dificuldade com a matemática ocorre em todos os níveis. Pode ser tão difícil aprender adição quanto aprender álgebra. Conceitos básicos como quantidades também podem ser um desafio. É por isso que a discalculia pode dificultar as tarefas diárias. Cozinhar, fazer compras no mercado e chegar a tempo aos lugares envolvem essas habilidades matemáticas básicas, conhecidas como senso numérico.

Existem diferentes nomes para discalculia: “dificuldade de aprendizagem da matemática” é uma deles; “distúrbio de aprendizagem da matemática” é outra. Algumas pessoas chamam isso de “dislexia matemática” ou “dislexia numérica”. Isso pode ser enganoso. A dislexia é uma dificuldade para a leitura. A discalculia é uma dificuldade com a matemática.

Outros transtornos que podem ocorrer junto com a Discalculia

O transtorno específico das habilidades matemáticas pode se apresentar isoladamente ou em combinação com outros transtornos específicos de aprendizagem. Aqui estão alguns quadros que muitas vezes aparecem juntamente com a discalculia:

DISLEXIA

As crianças disléxicas podem ter dificuldade com a matemática (discalculia), sobretudo na assimilação de símbolos e em decorar a tabuada. Os pesquisadores descobriram que entre 43% e 65% das crianças com deficiência em matemática também possuem deficiências em leitura.

TDAH

Discalculia e TDAH também podem ocorrer ao mesmo tempo. Algumas vezes, as crianças cometem erros de matemática por conta dos desafios relacionados ao Déficit de Atenção. Elas podem ter problemas para prestar atenção aos detalhes, por exemplo. Por isso, alguns especialistas recomendam a reavaliação das habilidades matemáticas depois de ter os sintomas de TDAH sob controle.

  • By Daniel Ansari, PhDprofessor in developmental cognitive neuroscience at Western University, Canada