O Distúrbio de Processamento Sensorial afeta o modo como o cérebro interpreta as informações que entram; também afeta como ele responde a essa informação com reações emocionais, motoras e outras.
Algumas crianças, durante as aulas de pintura, passam a tinta em seus braços e rostos, enquanto outras fogem da atividade para não sujarem as mãos.
Algumas esfregam as mãos em brinquedo de pelúcia. Outras têm dificuldades em calçar sapatos, ou ficam inconsoláveis se percebem uma mancha em suas roupas.
Como tornar a sala de aula amigável para as crianças?
Tenha uma variedade de itens texturizados em um local calmo.
Algumas boas opções:
- um brinquedo de pelúcia felpudo
- algumas bolas de algodão
- garrafas de acalmar
- um espelho de plástico liso
- um pouco de velcro áspero
- uma bola de borracha texturizada
- vários retalhos de tecido
Caixas sensoriais
Você não precisa de uma mesa inteira. Os alunos podem usar bandejas ou cubas de tamanho médio com tampas, cheias de uma variedade de itens.
Sugestão de itens para caixas sensoriais
- areia
- arroz seco
- massa crua
- feijão
- amido de milho
- farinha
- terra
- cascalho de aquário
- pedras de rio
- contas
Forneça pincéis para que a criança com hipersensibilidade tátil aprecie pintar, colar ou outras atividades complicadas.
Ofereça também: Luvas de borracha, e lenços umedecidos ou toalhas de papel para uma limpeza rápida (e repetitiva).
Fonte: Ms. Jamie White – Play to Learn Preschool in Leesburg, VA
Fotos: Pexels
Próximo post: Garrafas sensoriais
Anterior: Como criar uma sala de aula sensorialmente inteligente: Audição e Olfato