Audição
A sala de aula pode ser um lugar muito barulhento.
A criança com hipersensibilidade pode precisar de ajuda extra para bloquear os sons de seus colegas, sons da rua, de crianças no corredor.
Por outro lado, uma criança com hiposensibilidade pode estar propensa a fazer ruídos repetitivos, falar muito alto.
O que fazer para ajudar?
Muitas vezes a criança não ouve o que você diz, por causa da confusão verbal. Chegue ao nível dos olhos da criança, e certifique-se de que ela está olhando para você. Se necessário, coloque uma mão gentilmente no ombro para chamar sua atenção.
O ruído pode ser perturbador. Use música de fundo apenas para definir horas do dia, ou diminua o volume caso queira usá-la por mais tempo.
Forneça protetores de ouvido ou fones de ouvido antigos (sem os fios) para ajudar a bloquear o ruído.
Use tapetes e cortinas para diminuir os ecos.
Um ruído branco*, como um ventilador ligado, pode ajudar a bloquear as distrações de outras salas de aula, especialmente durante o tempo de silêncio.
*Ruído branco – É um som que emite frequências na mesma potência; não há variação de intensidade ou altos e baixos. Ele cria uma barreira sonora para abafar sons vindos de fora.
Olfato
Embora essa área geralmente esteja fora de nosso controle, existem algumas coisas que você pode fazer por uma criança sensorial para ajudar com os odores que ocorrem no dia a dia.
Evite usar loções e perfumes muito intensos.
Use um difusor de óleo para ajudar a introduzir suavemente aromas calmantes (lavanda, lilás, menta) ou aromas excitantes (laranja, limão, alecrim).
Use algumas gotas de óleos essenciais em diferentes bichos de pelúcia ou almofadas.
Mantenha eliminador de odores à mão, e um ventilador para o caso de alguns odores desagradáveis repentinos.
Fonte: Ms. Jamie White – Play to Learn Preschool in Leesburg, VA
Próximo post: Como criar uma sala de aula sensorialmente inteligente: Tato
Anterior: Como criar uma sala de aula sensorialmente inteligente: Visão