Atividades para estimular funções executivas em crianças de 7 a 12 anos

Para crianças nessa faixa etária, é importante aumentar constantemente a complexidade dos jogos e atividades.

Jogos de cartas e tabuleiro

Qualquer jogo que envolva estratégia fornece uma prática importante para manter movimentos complicados em mente, planejar muitos movimentos à frente e, em seguida, ajustar os planos – tanto em resposta aos resultados imaginários quanto aos movimentos dos oponentes. Com a prática, as crianças podem desenvolver a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva.

Um jogo clássico para duas pessoas é o xadrez, que pode ser jogado amistosamente ou profissionalmente. Trata-se de uma atividade divertida e que ainda contribui para o desenvolvimento cerebral dos jogadores

Outros jogos de tabuleiro que apesar de antigos ainda fazem sucesso entre as pessoas:  Ludo, Dama e Banco Imobiliário.

Batalha naval é um jogo de tabuleiro de dois jogadores, no qual os jogadores têm de adivinhar em que quadrados estão os navios do oponente. Ganha quem derrubar todos os navios adversários primeiro. Faixa etária: a partir de 10 anos. Requer alto nível estratégico.

Uno, jogo de cartas para crianças maiores de 7 anos. O objetivo do UNO é ser o primeiro jogador a ficar sem cartas na mão.

Os quebra-cabeças

Os quebra-cabeças que exigem que as informações sejam mantidas e manipuladas na memória de trabalho podem ser desafios terríveis.

Quebra-cabeças espaciais clássicos como o Cubo de Rubik exigem que as crianças sejam mentalmente flexíveis e considerem as informações espaciais na concepção de soluções potenciais.

Palavras cruzadas

As palavras cruzadas estão disponíveis para todos os níveis de habilidade e se baseiam na manipulação de letras e palavras na memória de trabalho, bem como na flexibilidade cognitiva.

Sudoku oferece um desafio semelhante, mas funciona com números e equações em vez de letras e palavras.

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Atividades para estimular funções executivas em crianças de 5 a 7 anos

Os jogos de tabuleiro podem exercitar as funções executivas e as habilidades de autorregulação das crianças e permitir que elas pratiquem essas habilidades de maneiras diferentes.

Como um aspecto importante do desenvolvimento dessas habilidades é ter um desafio constante, é importante escolher jogos que sejam exigentes, mas não muito difíceis para cada criança.

Através da elaboração de estratégias, a memória de trabalho da criança, o controle inibitório e a flexibilidade trabalham em conjunto para manter o jogo, seguindo as regras.

Fonte: Center on the Developing Child Harvard University

Assista ao vídeo sobre atividades para desenvolver funções executivas em crianças de 5 a 7 anos, no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=4zpNbeDx26k&t=224s

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Atividades para estimular funções executivas em crianças de 3 anos a 5 anos

As funções executivas e as habilidades de autorregulação das crianças crescem em ritmo acelerado durante esse período, por isso é importante adaptar as atividades de acordo com as habilidades de cada criança.

As crianças mais novas precisam de muito apoio nas regras e estruturas de aprendizagem, enquanto as crianças mais velhas podem ser mais independentes. Quando a criança parecer pronta, tente reduzir o apoio que você oferece.

Brincadeiras de imaginação

Nessa faixa etária, as crianças estão aprendendo a brincar cooperativamente e, com frequência, regulam o comportamento umas das outras – um passo importante no desenvolvimento da autorregulação.

Contar e encenar histórias

As crianças praticam manutenção e manipulação de informações na memória operacional.

Atividades físicas

Fonte: Center on the Developing Child Harvard University

Assista ao vídeo sobre atividades para desenvolver funções executivas em crianças de 3 a 5 anos, no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=ATGfdaUHS4E&t=58s

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Atividades para estimular funções executivas em crianças de 1 ano e 6 meses a 3 anos

Durante esse estágio de desenvolvimento, as crianças estão desenvolvendo rapidamente suas habilidades linguísticas. A linguagem desempenha um papel importante no desenvolvimento da função executiva e da autorregulação.

Brincadeiras e músicas

Arremessar e pegar bolas, andar sobre uma linha traçada no chão, subir e descer uma inclinação, saltar, andar sobre uma plataforma, correr até um determinado lugar e voltar, etc.

Músicas que envolvem a execução de gestos são um desafio para a atenção, a memória de trabalho e o controle inibitório.

Conversa e contação de histórias

Assistir e narrar a brincadeira que está acontecendo;  contar histórias sobre eventos compartilhados; falar sobre os sentimentos (essas conversas podem apoiar o desenvolvimento da regulação emocional, que é essencial para o envolvimento da função executiva).

Jogos de correspondência / classificação

Classificar objetos seguindo uma regra determinada (e.g, forma, cor, tamanho); quebra-cabeças (exigem atenção às formas e cores).

Fonte: Center on the Developing Child Harvard University

Assista ao vídeo sobre atividades para estimular as funções executivas em crianças de 1 ano e 6 meses a 3 anos, no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=qydF2z-8Bv0&t=49s

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Atividades para estimular funções executivas em crianças de 6 a 18 meses

Jogos de esconder

a) Esconder e revelar seu rosto ao bebê.

 b) Escondendo um brinquedo: esconda um brinquedo  sob um pano ou almofada, certificando-se de que o bebê esteja prestando atenção ao que você faz. Incentive-o a puxar o pano e descobrir o brinquedo.

Músicas com movimentos: Canções com movimentos  simples são muito divertidas. Os bebês podem repetir os movimentos de uma música e, com a prática, se lembrarão da sequência.

Jogo de imitação: Você pode, por exemplo, acenar, ou empilhar blocos, para que o bebê imite seus movimentos.

Conversas: Uma simples conversa com o bebê é uma maneira de exercitar a atenção, a memória de trabalho e o auto-controle do pequeno

Fonte: Center on the Developing Child Harvard University

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Funções Executivas

O que são as funções executivas?

Conjunto de processos cognitivos que possibilitam ao indivíduo perceber e responder aos estímulos do ambiente, gerenciar e antecipar ações e comportamentos, mudar a direção de pensamentos e comportamentos quando necessário, antecipar e planejar metas.

As funções executivas são fundamentais para a criança realizar suas atividades cotidianas e escolares, pois permitem que ela consiga focar a atenção e selecionar e inibir informações de acordo com uma situação específica.

Tais funções são plenamente desenvolvidas apenas no ser humano e têm como principal base neurológica o córtex pré-frontal (Goldberg, 2002).

As principais habilidades de funções executivas são:

a) flexibilidade cognitiva: capacidade em alternar o foco, mudar de atividade ou de planos, de acordo com a necessidade.

b) controle inibitório: capacidade de pensar antes de agir, de suprimir comportamentos impulsivos em função de um objetivo.

c) memória de trabalho: capacidade de se armazenar temporariamente as informações e as incorporar a outros estímulos do meio ambiente.

Assista ao vídeo sobre Funções Executivas, no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=uQciBYO0Ghs&t=26s

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Sugestão de atividades para desenvolver o vocabulário

  • Conversas com as crianças durante período de alimentação, de troca de fraldas e roupas, brincadeiras, etc.
  • Nomeação do mobiliário, brinquedos, alimentos
  • Leitura de livrinhos
  • Músicas

A partir dos 2 anos (para desenvolvimento do vocabulário expressivo):

  • Estimular a participação das crianças durante as histórias
  • Pedir para que contem o que fizeram 
  • Conversar sobre as preferências da criança

A partir dos 6 anos,

  • Usar estratégias como flash-cards
  • Mural de palavras
  • Brincar de representar (mímica) uma palavra para os colegas descobrirem
  • Usar organizadores gráficos onde a criança possa desenhar uma mnemônico para fixar o significado da palavra

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Vocabulário Receptivo e Vocabulário Expressivo

O vocabulário é a base para uma alfabetização competente. Pesquisas internacionais mostram que o vocabulário das crianças aos 2 anos, é fator preditivo de desempenho escolar. Sendo assim, precisamos estar atentos para a aquisição e desenvolvimento do vocabulário de nossas crianças.

Vocabulário receptivo – O vocabulário receptivo equivale à habilidade de compreender itens lexicais, quer do sistema linguístico primário ou secundário. Itens do sistema linguístico primário equivalem a palavras faladas ou sinais emitidos. Itens do sistema linguístico secundário equivalem a palavras escritas ou sinais escritos. Quanto maior o vocabulário receptivo, maior a habilidade do receptor em compreender a linguagem, seja falada, escrita ou de sinais (Capovilla, Negrão, & Damazio, 2011).

A criança desenvolve o vocabulário receptivo ouvindo as pessoas conversando com ela, e ao redor dela, desde o nascimento. Quanto maior o vocabulário receptivo, maior a habilidade da criança em compreender a linguagem, seja falada, escrita ou de sinais. Baixo vocabulário receptivo é fator de risco para baixo rendimento escolar.

Vocabulário Expressivo – O vocabulário expressivo equivale à habilidade de produzir itens lexicais, quer do sistema linguístico primário ou secundário. Itens do sistema linguístico primário equivalem a palavras faladas ou sinais emitidos. Itens do sistema linguístico secundário equivalem a palavras escritas ou sinais escritos (Capovilla, Negrão, & Damazio, 2011). Quanto maior o vocabulário expressivo, maior a habilidade do emissor em produzir a linguagem, seja falada, escrita ou de sinais.

O vocabulário expressivo pode ser medido pelo número de palavras que a criança é capaz de pronunciar. Assim, a avaliação é possível a partir do momento que a criança começa a falar.

Assista ao vídeo sobre vocabulário, no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=nExbQiwNyPQ&t=42s

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