As funções executivas e as habilidades de autorregulação das crianças crescem em ritmo acelerado durante esse período, por isso é importante adaptar as atividades de acordo com as habilidades de cada criança.
As crianças mais novas precisam de muito apoio nas regras e estruturas de aprendizagem, enquanto as crianças mais velhas podem ser mais independentes. Quando a criança parecer pronta, tente reduzir o apoio que você oferece.
Brincadeiras de imaginação
Nessa faixa etária, as crianças estão aprendendo a brincar cooperativamente e, com frequência, regulam o comportamento umas das outras – um passo importante no desenvolvimento da autorregulação.
Contar e encenar histórias
As crianças praticam manutenção e manipulação de informações na memória operacional.
Atividades físicas
Fonte: Center on the Developing Child Harvard University
Assista ao vídeo sobre atividades para desenvolver funções executivas em crianças de 3 a 5 anos, no YouTube:
Anterior: Atividades para estimular funções executivas em crianças de 1 ano e 6 meses a 3 anos
Próximo: Atividades para estimular funções executivas em crianças de 5 a 7 anos
Leia também sobre
Vocabulário Receptivo e Vocabulário Expressivo
Plasticidade Neural ou Neuroplasticidade