Durante esse estágio de desenvolvimento, as crianças estão desenvolvendo rapidamente suas habilidades linguísticas. A linguagem desempenha um papel importante no desenvolvimento da função executiva e da autorregulação.
Brincadeiras e músicas
Arremessar e pegar bolas, andar sobre uma linha traçada no chão, subir e descer uma inclinação, saltar, andar sobre uma plataforma, correr até um determinado lugar e voltar, etc.
Músicas que envolvem a execução de gestos são um desafio para a atenção, a memória de trabalho e o controle inibitório.
Conversa e contação de histórias
Assistir e narrar a brincadeira que está acontecendo; contar histórias sobre eventos compartilhados; falar sobre os sentimentos (essas conversas podem apoiar o desenvolvimento da regulação emocional, que é essencial para o envolvimento da função executiva).
Jogos de correspondência / classificação
Classificar objetos seguindo uma regra determinada (e.g, forma, cor, tamanho); quebra-cabeças (exigem atenção às formas e cores).
Fonte: Center on the Developing Child Harvard University
Assista ao vídeo sobre atividades para estimular as funções executivas em crianças de 1 ano e 6 meses a 3 anos, no YouTube:
Anterior: Atividades para estimular funções executivas em crianças de 6 a 18 meses
Próximo: Atividades para estimular funções executivas em crianças de 3 anos a 5 anos
Leia também sobre
Vocabulário Receptivo e Vocabulário Expressivo
Plasticidade Neural ou Neuroplasticidade