Um ambiente que promove o progresso educacional permite que os alunos disléxicos floresçam e desenvolvam todo o seu potencial.
Tal ambiente abrange o uso da palavra dislexia, promove uma compreensão clara e cientificamente válida da dislexia, e fornece suporte e adaptações adequadas, inclusive permitindo o uso de tecnologias assistivas.
Na sala de aula
Um ambiente de sala de aula amigável à dislexia incentiva os alunos disléxicos a desenvolver seus pontos fortes e interesses.
Quando os testes são necessários, o professor concede tempo extra ou fornece testes mais curtos para os alunos disléxicos da turma.
Quando um teste de ortografia ou gramática é dado, o professor avalia as habilidades dos alunos disléxicos nessas áreas, mas também trabalha com alunos e pais para desenvolver estratégias adequadas de estudo. Isso inclui, por exemplo, o uso de cores para destacar diferentes partes da palavra e regras gramaticais, ou o uso de flashcards e jogos para ajudar os alunos na memorização da forma correta de escrita das palavras.
Recursos visuais, tecnologia e criatividade ajudam a dar vida à aprendizagem. Quando os professores usam essas estratégias, eles não apenas ajudam os alunos disléxicos a aprender, mas também envolvem e melhoram o aprendizado para todos os alunos da turma.
Além disso, um ambiente amigável à dislexia permite que os educadores estejam atentos aos problemas e identifiquem crianças que possam ser disléxicas.
Fonte: The Yale Center for Dyslexia and Creativity.