- Verifique o que o aluno já aprendeu, antes de ensinar um novo conteúdo
- Pedir para que o aluno fale como resolver um problema
- Incentive o aluno a fazer tabelas ou esquemas para resolver problemas
- Deixe que o aluno desenhe problemas matemáticos. Por exemplo: se precisar resolver a multiplicação 6 x 4, o aluno pode desenhar 6 grupos com 4 maçãs em cada um.
- Permita o uso da tabuada e calculadora
- Use papel quadriculado para alinhar os números
- Dê ao aluno uma lista de fórmulas matemáticas ensinadas em classe, para consulta
- Use materiais que o aluno possa manipular, como botões, blocos, quebra-cabeça
- Dê tempo adicional nas avaliações
- Nas folhas de avaliação, deixe mais espaço para escrever problemas e soluções
- Estabelecer critérios em que, por vezes, o aluno possa ser submetido a prova oral, desenvolvendo as expressões mentalmente
- Use organizadores gráficos para organizar as informações ou ajude a dividir os problemas matemáticos em etapas.
Fonte: Amanda Morin – Understood.org
(Amanda Morin – worked as a classroom teacher and as an early intervention specialist for 10 years. She is the author of The Everything Parent’s Guide to Special Education. Two of her children have learning differences)