Como criar uma sala de aula sensorialmente inteligente: Visão

Visão

Nossos sentidos nos fornecem informações constantes sobre o mundo ao nosso redor. Para em uma criança com Transtorno de Processamento Sensorial, tanto o cérebro, quanto o sistema nervoso apresentam dificuldades para processar estímulos do ambiente e os sentidos. 

As salas de aula típicas da pré-escola estão repletas de cores vivas, o que pode ser um problema para uma criança com Transtorno de Processamento Sensorial.

Felizmente, existem algumas mudanças fáceis que você pode fazer para ajudar suas crianças sensíveis aos sentidos – e elas irão beneficiar todas as crianças em sua sala de aula.

Escolha cores naturais, como azuis, verdes e marrons, em vez de cores primárias brilhantes. Estudos mostram que isso é realmente melhor para a maioria das crianças, especialmente para aquelas com diagnóstico de neurodiverso, como autismo ou TDAH.

Limite o número de cartazes a quadros de avisos ou use áreas definidas. Deixe alguns espaços em branco nas paredes, para que as crianças com superestimulação visual possam encontrar um lugar para descansar os olhos.

Armazene os materiais em caixas grandes e de cor sólida ou guarde-os em um armário. Certifique-se de que estejam claramente identificados, caso as crianças sejam responsáveis ​​por retirá-los e guardá-los.

Use luz natural e evite iluminação fluorescente sempre que possível. Se você precisar usar lâmpadas fluorescentes, diminua a intensidade. Alguns professores colocam um tecido ao redor (sem tocar) nas lâmpadas para diminuir as luzes excessivamente brilhantes.

Os tapetes podem ajudar a definir visualmente os espaços.

As cortinas também podem ajudar a bloquear a luz extra do exterior.

Uma programação visual ou de imagens para não leitores pode ser maravilhosa, para que as crianças saibam “o que acontecerá a seguir”.

Fonte: Ms. Jamie White – Play to Learn Preschool in Leesburg, VA

Fotos: Pexels

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