A dislexia é de natureza hereditária, e já pode ser identificada na Educação Infantil.
Alguns sinais que podem ser observados:
Dispersão; Fraco desenvolvimento da atenção; Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem; Dificuldade de aprender rimas e canções; Fraco desenvolvimento da coordenação motora; Dificuldade com quebra-cabeças; Falta de interesse por livros impressos.
Quando os sinais forem identificados, o professor poderá proceder a intervenção, com atividades fônicas lúdicas, brincadeiras, músicas.
Sugestões de atividades
a) Conversas sobre as preferências da criança
b) Solicitar a participação da criança durante as histórias: “O que você acha que aconteceu?”
c) Estimular a criança para que relate o que fez, ou para que conte uma história
d) Leitura de livros com ilustrações atrativas, e textos envolventes
e) Atividades com rimas: músicas, poesia, nomeação
f) Corrigir a fala inadequada de um fantoche. Por exemplo: o fantoche diz: “Eu gosto de jogar jutebol”. A criança deverá perceber o erro e corrigir a palavra: “Eu gosto de jogar futebol”
g) Muitas brincadeiras